Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tertúlia: o nome

por anajoao2006, em 16.11.05

"Ai, ai, enfim, o ZM escreveu muito bem e até me pôs a pensar, tenho mesmo que dizer que o comentário está um espetáculo com um humor divinal mas ao fazer-me pensar a criança corre um risco ainda maior...pois a minha mania por nomes estranhos e pouco vulgares pode tornar-se errática quando me são negados os nomes de eleição...eh eh eh. Falando a sério, as pessoas gostam ou não do nome escolhido mas para elas será apenas isso, um nome do filho de alguém que gostam no entanto para mim é algo importante e tem que entrar no meu ouvido, no meu imaginário e saber que faz verdadeiramente parte daquilo que nós os pais somos e que deixamos aos nossos filhos. Não tem nome certo ainda, certo é que o terá e será fruto de algo que ambos escolhemos com toda a convicção e pouca premiabilidade a influências, pois este é um campo em que todos opinam...e só 2 escolhem. Nota: isto é um comentário bem humorado :)" João, o Pai


Ok, Visto que este assunto está a gerar muita polémica (e eu até compreendo porquê), achei que seria melhor abrir um tópico em que fosse discutido exclusivamente o nome da criança. Assim, aceitam-se opiniões, sugestões e votações. Claro está, como disse o meu conjuge e muito bem, no final a decisão será de dois, mas terá em consideração todos os comentários. Vá, agora apliquem-se a encontrar um nome para o rapazinho!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:01


16 comentários

De Andr Av a 30.11.2005 às 23:23

Gostei de ler todos os coments sobre o nome do meu neto, a chegar breve.
Para já uma conclusão importante: os pais do Xavier e tambem este têm um monte de amigos. Para o Xavier poderei dizer que vai ter uma data de tios e tias (nada de confundir com o termo usado em certos meios exóticos).
Ao ler esses comentários já fiquei meio "apanhado" pelo nome, Xavier. Nome falado é nome ganho!
Mas é pena que o nome escolhido não possa começar por Z, pois então diria: entre A e Z está o mundo todo.
Boa, não acham?
Mas, mais ou menos brincadeira, o nome tem que ser escolhido pelos pais e do agrado de ambos. Já lá vai o tempo de os nomes serem escolhidos pelos padrinhos ou por algum membro mais importante ou endinheirado da família.
Era uma armadilha para a criancinha.
Os nomes serão bonitos mais pela entoação com que forem ditos do que pela sua forma.
Pensem num futuro distante (copiado da Guerra das Estrelas) uma jovem a dizer: "Xavier, como eu te amo".
Ou então no rival (que queria para ele a jovem acima citada): "Xavier odeio-te, detesto-te".
Cá para mim Xavier ou outro nome, se os pais mudarem de opinião, será perfeito, porque eu tenho uma palavra mágica que torna qualquer nome numa expressão gloriosa, amorosa, portentosa etc, etc...: meu querido neto.
André, avô babado.

De Maria a 21.11.2005 às 18:41

Pois que fique no registo da contabilidade 1 Voto para Xavier. Ao princípio, tal como disse aos pais da criança, gostava mais de Gabriel, mas eu própria já dou por mim a chamar Xavier ao rebento :))))

De Raquel & Ricardo a 21.11.2005 às 18:06

Temos a dizer que no ultimo sabado, de tarde, a nossa conversa de café se debruçou neste tema: o nome da criança. Estivemos nós - o casal R&R -, o casal M&M e o casal Xana&Nuno a conversar sobre o assunto (ao ponto a que já chegou a tertulia sobre o nome, lol)... Acho que se mudarem de nome, até perde a piada, já o tratamos por Xavier, e não é so a mãe ou o pai que (in)voluntariamente chamam de Xavier,damos por nós a dizer: Xavier isto, o Xavier aquilo,... Xavier seja a criança!!!

De Ana a 21.11.2005 às 16:00

Foi o pai que escreveu esse post...

De jm a 21.11.2005 às 13:49

JÁ FOI BAPTIZADO... Não poderá ser ignorado o facto de a mãe (in)voluntariamente se referir à criança como "pequeno Xavier" -ver artigo Casa de Sonho, bye bye-

De S.Sofia a 19.11.2005 às 17:38

Mais bonito nao podia ser: JOAO PEDRO!!!

De Witor a 18.11.2005 às 13:13

E que tal juntar o nome dos pais... Ana + João = Anão... ou Ana + Miguel = Anel??
A escolha do nome é o começo da história da vida da criança... acho que depois de tanta polemica/discução (no bom sentido da palavra) sobre o nome Xavier (ou eg-zabier como os ingleses dizem)... ate começa a soar bem!
Mas a decisão final sera sempre dos pais... (espero que não mudem de ideias, ou vou ter de ir trocar a pulseira de prata gavada com o nome Xavier que comprei aqui á dias!)

Xavier - Origens e significados: Basco, significa proprietário de casa nova. Variação: Xaver. Nome característico de pessoas altruístas e tímidas. Pode-se sempre contar com eles quando se precisa. Respeito pelos outros é seu lema. Embora pareçam distantes e frios , são muito sociáveis. Do espanhol "casa nova".

De mary velvet a 18.11.2005 às 12:46

A polémica está instalada!! Isto tá bonito... bem, não querendo interferir na escolha do nome, que, como foi dito pelos Srs. pais, é uma escolha deles e "mai nada!", eu (apesar do meu conjuge estar acerrimamente contra) acho que xavier é um nome forte, potente e, sobretudo, diferente... Não tão diferente como galadriel, é certo... mas é sem duvida diferente... E eu acho q a inicial ser uma das últimas letras do alfabeto, nem é assim tão negativo como isso... Sem drama zezito... Assim, anseio ser parte integrante "MCX- Movimento Chamem-lhe Xavier" .O meu (significativo) voto vai então para Xavier.
... ja da para perceber que os problemas q eu vou ter pra escolher um nome pra um filho...

De Membro do movimento "Chamem-lhe Xavier" a 18.11.2005 às 11:59

DECLARAÇÃO DE VOTO: Em representação do círculo Europa e Resto do Mundo, venho por este meio pontuar o nome "Xavier" com 7 votos. Mais acrescento que não se deverá dar ouvidos aos "profetas da desgraça" que acreditam que a escolha do nome próprio determina o sucesso ou fracasso profissional/pessoal de alguém. Não querendo entrar em confronto directo com jm (até porque deve ser alguém não só muito bonito, mas também profundamente inteligente e dotado de uma simpatia e rectidão de espírito inigualáveis), existem personalidades que marcaram a História e que deverão ser recordados, como S. Francisco XAVIER E JAVIER Solana (actual representante da UE para a política externa e segurança) e nunca ninguém os ouviu reclamar que se o nome de baptismo fosse António ou Manuel seriam mais credíveis ou conseguiriam fazer chegar mais longe a sua mensagem. Aliás, basta pensar qual seria o sucesso dos X-MEN se o professor se chamasse, por exemplo Armando...
A todos um bom fim de semana.

De Rui Couto a 18.11.2005 às 10:36

Xavier é um nome tão bom como outro qualquer. Eu aposto em Xavier que é a vontade dos papás.
Além disso que é que se preocupa com a escola, importante é as miudas ... e assim ninguem o confunde :-)

p.s. se o Xavier nao gostar mais tarde pode sempre mudar de nome :-)

1 VOTO em Xavier

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2005

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930




Arquivos

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2010
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2009
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2008
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2007
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2006
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2005
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D