Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Xavier na escola

por anajoao2006, em 01.07.12

No começo do ano lectivo o Xavier iniciou-se numa nova escola. Ainda em idade pré-escolar foi para o Jardim Infantil da Escola dos Lagos. A escola primária onde eu e o tio andamos. No primeiro dia chorou um bocadinho, mas depois lá encheu o peito de ar e safou-se. Com o tempo foi-se adaptando, apesar de no início dizer todos os dias que não queria ir para a escola. O pior mesmo era a bata, que ele detestava. Na escola o Xavier aprendeu muito. Teve uma notável evolução no que diz respeito à localização no tempo. Talvez seja da idade, talvez seja dos conhecimentos aprendidos na escola, mas o Xavier já tem uma perfeita noção dos dias da semana, das actividades que tem cada dia, das horas a que se cumprem certas rotinas. O que ainda é bastate abstracto para ele são as quantidades de minutos e horas. Por vezes pede-me para jogar computador só um minuto e aí percebo perfeitamente que não tem grande noção de quanto é um minuto. Acho que é normal, eu lembro-me de o tempo esticar imenso quando era criança.

Na escola o Xavier também aprendeu a ser um menino menos bem comportado do que seria preferível. Se inicialmente conseguiu afastar-se dos coleguinhas que o distraíam, com o decorrer do tempo comecou a enturmar-se com os mais mal comportados chegando mesmo a seguir as pisadas deles durante umas semanas. Talvez a culpa aqui também tenha sido minha, pois eu com o intuito de conhecer melhor a relação dele com os coleguinha convidei um dos meninos da sala dele para nossa casa. Um menino que me pareceu um doce inicialmente, mas que à terceira vez que foi a nossa casa eu tomei a decisão de não o ter lá mais nenhuma vez e também não deixar o Xavier ir novamente a casa dele. Vim a saber, mais tarde, pela Professora do Xavier que esta relação o estava a levar para um caminho pouco aconselhado, tendo mesmo sido muito mal educado para uma das auxiliares que dão apoio durante a hora de almoço. Ora isto eu não posso permitir, mas a Professora não quis dar mais pormenores do que se passou porque dise já estar tudo resolvido na escola. A partir daí acho que o Xavier conseguiu alterar o seu comportamento e comecou a portar-se como devia.

Este ano, ainda tivemos direito à tradicional festinha de Natal. A turminha do Xavier enasaiou umas canções e lá foram fazer o espectáculo, mas o Xavier, ainda verde no seu novo percurso escolar não conseguiu estar em palco tanto tempo e desatou a chorar. Eu lá fui buscá-lo, mas o rapaz estava que dava dó; segundo ele: ”eu comeco a ficar muito nervoso, muito nervoso e choro”. Mesmo assim ficamos até ao fim para receber as prendinhas.

No final do ano lectivo houve uma festiha para a família onde a turminha dele ia fazer uma demonstracão de karaté (uma das actividades que tinha no prolongamento, a par da dança e do xadrês) e aí parece que já não teve poblemas nenhuns (eu tive que vir nesse dia para Oslo pelo que não pude assistir) e desempenhou o seu papel exemplarmente. No dia da mãe convidaram todas as mães para irem à escola fazer uma actividade com os filhos.Pintamos um porta velas de vidro e lanchamos chá e bolinhos que os meninso fizeram. No final eles cantaram uma cancão que andaram a ensaiar e ofereceram-nos um cacto num vaso decorado por eles. ADOREI! Durante todo o ano houveram outras actividades muito interessantes, desde irem cantar ao Centro Social S. Pedro de Vilar do Paraíso, a irem ao Pavilhão da Água passando por muitas outras actividades dentro ou ao redor da escola. Em suma, foi um bom ano, a Professora Patrícia Brandão que acompanhou o Xavier era excepcional e demonstrou ter uma enorme vocação para ensinar estas pequenas pessoas. Apresentou formas criativas de os educar, de os responsabilizar e ajudá-los a tornarem-se mais autónomos. Os trabalhos que desenvolveu incluiam sempre todos os meninos; basicamente eles fizeram sempre parte do processo criativo, do desenvolvimento da actividade e a Professora inclusivé alterava o seu objectivo principal caso surgisse uma nova ideia, vinda dela ou das crianças. Sem dúvida um exemplo a seguir e uma exclente contribuicão para o nosso panorama educacional.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:44

Verão de 2011

por anajoao2006, em 25.06.12

No verão de 2011 passamos muito tempo na quinta (a casa que era da minha avó). Fizemos um belo relvado e instalamos uma cozinha toda movida a fogo. Eu, que estive foram a maior parte do tempo em que a obra foi construída, já só fui a tempo de colocar alguns azulejos no chão e de ajudar a estender o relvado. Com a ajuda da tia Ani compramos uma piscina, mas que por ter um aro insuflável ficou à mercê dos gatos que fizeram questão de a furar. Mesmo assim funcionou e o Xavier divertiu-se imenso a fazer grandes voos para a água. No final a piscina parecia uma enorme tigela de caldo verde, mas a diversão compensou.

(não, esta não é a piscina de que se fala acima!!)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:46

O Gabriel vai ao corte

por anajoao2006, em 25.06.12

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:43

Visita da fada dos dentes

por anajoao2006, em 25.06.12

Faz agora um ano que estive em Oslo. Há um ano que não escrevo no blog. Não é fácil conseguir manter tudo actualizado. Por isso e na falta de melhor, vou fazer, ou pelo menos tentar, um resumo do que se passou neste ano.

Como já tinha mencionado o Xavier tinha um dente a abanar em Maio de 2011. Poise m Junho este caiu. O primeiro dente do nosso rapaz caiu quando ainda tinha 5 anos. O Segundo caiu pouco tempo depois e foi engolido juntamente com um pedaco de maca, o que, escusado será dizer, deixou o rapaz em pânico.Não dá para ver muito bem nas fotos o espaço que o dente deixou, porque ainda antes de lhe cairem os dentes já os definitivos estavam metade cá fora!

 

 

Desde então já lhe cairam mais dois dentes, os incisivos superiores. Em substituicão estão a crescer duas pastilhas elásticas Chiclets Adams!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:36

Um ano depois...

por anajoao2006, em 21.06.12

Volto com o relato dos últimos (12) meses. Espero que ainda não tenhas desistido, Ani!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:32

Quase a chegar a casa

por anajoao2006, em 06.06.11

Já faltam poucos dia para regressar a casa. As saudades são muitas, mas sei que em breve vou poder abracar os meus rapazes. Entretanto, tenho tido a ajuda e o carinho precioso de quem ficou com os meus filhotes. O João, claro, que todas as manhãs tem um mail à espera, sempre com as mesmas perguntas: ”Como estão as coisas por aí?”, ”Como estão os pequeninos?”… e ao qual ele responde religiosamente, por e-mail ou por sms. Os meu pais, que tratam das refeicões, vão buscar os miúdos à escola, levam-nos a passear e me mantêm informada da situacão. Os meus irmäos, que também vão buscar os garotos à escola e tratam de alimentar as feras. Nos últimos dias, inclusivé, vão lá para casa deitar os garotos. As educadoras do Gabriel e do Xavier, a Sílvia e a Branca, respectivamente, que tiram do seu tempo pós laboral para me enviar mails a contar como estão as coisas. A directora do Jardim Infantil, a Alcina, que me envia mails onde me conta como andam os meus filhotes, como anda o país e sempre com uma palavra de alento que sabe tão bem. Aos amigos, que têm sempre a situacão controlada e vão dando uma mãozinha onde podem. E as fotos que vou recebendo, deixam-me um sorriso imenso nos lábios e são revisitadas vezes sem conta.

Todas estas pessoas tornam muito mais suportável e até agradável a minha estadia por terras vikings. Antes do agradecimento pessoal e em pessoa, aqui fica o meu agradecimento público e virtual. Obrigada

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:57

Control freak - off

por anajoao2006, em 03.06.11

 Nestas estadias fico sempre muito apreensiva, sobre como estão as coisas em casa, como se estão a dar sem mim, sentem a minha falta, e se acontece alguma coisa... Custa-me muito não ter tudo sobre o meu controlo, mas a verdade é que não sou essencial e a vida não acaba sem mim. Apesar da minha mania do controlo me permitir saber onde está tudo, ter todas as contas / burocracias em dia, agendar todas e quaisquer tarefas ao mais ínfimo pormenor, também pode ser muito negativo e exercer demasiada pressão sobre mim e sobre os que estão sob a minha asa. Os rapazes continuam a viver a sua vida, sem grandes alteracões e isso tem sido evidente no seu comportamento, que pouco ou nada se alterou. Têm a ajuda preciosa dos avós e dos tios, claro, que nestas alturas (e sempre) são como os pais dos meus garotos. Mas a “licão” no meio disto tudo é que se pode viver sem esse control todo e os meus rapazes estão perfeitamente sem mim.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:21

Os Manos

por anajoao2006, em 29.05.11

 

Os meus rapazes são irmãos daqueles descritos nos livros. Tanto acordam e dão um abraco, cheio de saudades, como a seguir o Gabriel já está a ferrar uma dentada no Xavier, ou o Xavier está “mesmo a precisar” do brinquedo que o Gabriel tem e lho tira. Mas as demonstracões de carinho são muitas e a solidariedade entre os irmãos é notável. É maravilhoso ver como duas "pessoinhas" tão diferentes se conseguem divertir uma com a outra, compreender e amar. Os meus rapazes são para mim um orgulho, não só individualmente, como dentro do conjunto ‘irmãos’!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

O Gabriel

por anajoao2006, em 29.05.11

O Gabriel é um menino muito reguila. Tem uma personalidade forte e uma determinacão de ferro. Quando quer alguma coisa é capaz de persistir durante muito tempo até a conseguir. Claro que aos 2 anos esta vontade férrea, muitas vezes focada em actividades menos convenientes, provoca muitos conflitos.

Faz grandes birras, de se deitar no chão e é capaz de fazer grandes sessões de choro se não tem o que quer. Como normalmente os pais não cedem, há muito choro actualmente em nossa casa. Gosta de brincar com carrinhos e bonecos, especialmente aqueles com que o irmão está a brincar. Tem um carrinho onde pode andar e que tem um compratimento por baixo de assento e que é o seu meio de transporte dentro de casa. Debaixo do banco esconde a chupeta, a fralda de pano e os brinqueos que rouba ao irmão. Tem especial gosto em tirar todos os livros da estante do quarto e por onde passa tem sempre que pegar em qualquer coisa e deixá-la no chão.

Ás vezes é um pouco agressivo com o irmão e já o mordeu várias vezes. Na escola também já mordeu alguns coleguinhas e quando o faz não é a brincar. Ultimamente comecou a bater nos pais quando o contrariamos, o que resulta em mais choro e muitos castigos. Mas toda esta efusividade se demonstra também quando está contente. É carinhoso e dá abracos. Ainda fala muito pouco que se perceba, mas está sempre a falar. Adora comer e é louco por gelado. Sabe o que quer e é capaz de escolher a roupa que quer vestir. Gosta muito de sapatos. A sua verdadeira paixão é andar na rua. Se lhe disserem “vamos passear” os olhos do Gabriel brilham e trata logo de ir buscar o casaco (que comeca a vestir), põe o chapéu, vai buscar os nossos casacos e a mochila. Fica impaciente quando demoramos muito a sair de casa.

A personalidade do Gabriel demonstra um menino intenso, quer para as atitudes positivas quer para as menos positivas. É ainda uma personalidade em construcão e tem sido um prazer vê-la a emergir, mas é também um grande desafio. Como sempre ouvi dizer, é um amor que se multiplica.

Autoria e outros dados (tags, etc)

O Xavier

por anajoao2006, em 29.05.11

O Xavier é um rapaz muito divertido e alegre que gosta muito de saltar, corer e dancar. Embora não mostre muita destreza física, gosta de experimentar, mas sempre com cautela. Não é rapaz para se atirar de cabeca, é ponderado e gosta de saber o chão que está a pisar. Está a ficar mais e mais independente, já se veste e despe sozinho, embora ainda não saiba apertar atacadores.

Adora aprender. Nota-se que o Xavier gosta de saber coisas novas e procura explicacões quando não percebe alguma coisa. A nível da linguagem expressa-se muito bem (aliás, desde que foi operado que diz todas as consoantes perfeitamente) e tem um vocabulário riquíssimo. Sempre que erra uma palavra e é corrigido repete-a até acertar. O Xavier mostra bastante empenho em tudo o que faz e por vezes até fica tão concentrado que se esquece de tudo à sua volta (a educadora até me perguntou se a audicão dele estava boa). Mostra muito interesse em resolver puzzles, construcões, jogos de contar e até fazer contas de somar. Anda agora a tentar compreender como se fazem contas de subtrair. Gosta de desenhar e de pintar com tintas, embora em casa tenha pouca oportunidade de o fazer para já.

É um menino muito carinhoso e adora o irmão. Tem um amiguinho especial na escola, o Simão, mas diz que gosta de todos os meninos. É muito pacifica e evita conflitos. Tenta resolver os problemas de forma diplomatica e fico triste quando os outros meninos são mais brutos (como acontece com o irmão). Essa diplomacia demonstra-se também  quando recebe presents e lhe perguntamos “qual a prenda que gostaste mais?”, ao que ele responde, invariavelmente, de todas. Na escola é um menino muito bem comportado e tem sempre ‘um verde’, quando um dia por engano recebeu ‘um amarelo’ (e foi realmente um engano), ficou desolado e só dizia “oh mãe… mas eu nunca tive um amarelo”. A verdade é que o rapaz nunca teve um amarelo e vermelho nem pensar! Na escola come de tudo, em casa não quer verdes, nem amarelos, nem laranja, nem etc, etc… mas come sempre sopinha e gosta muito de fruta (principalmente se forem morangos ou manga). Também adora chocolates e caramelos de fruta (que de fruta não têm nada!).

É um pouco hipocondríaco e gosta de se queixar de maleitas. Segundo ele mesmo diz, adora remédios! Desde o início de Maio que tem um dente a abanar!

 

Em suma, o Xavier está a reveler-se um menino muito inteligente, talvez um pouco tímido a nível social, mas muito bem educado. É cauteloso e ponderado, ams também gosta de fazer as suas traquinices. Gosta muito do irmão e isso vê-se na interaccão do dia-a-dia. Tenho um enorme orgulho no meu filho e está a ser um prazer vê-lo crescer e a desenvolver a sua própria personalidade. É realmente um amor que cresce de dia para dia.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisa

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Arquivos

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2010
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2009
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2008
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2007
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2006
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2005
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D